Zibia Gasparetto

Por Alex Monteiro

Alguns dos nossos leitores assíduos me perguntaram, um dia desses, por que eu não escrevia sobre os livros lançados pela médium Zibia Gasparetto. Eu não hesitei em responder, num fôlego só: “Por que não são livros espíritas”.

Não podia imaginar, até aquele instante, que uma resposta tão óbvia seria capaz de provocar tanta indignação entre aqueles que eu julgava – até então – conhecedores da Doutrina Espírita.

“Mas ela é médium”, “Ela psicografa há mais de quarenta anos”, “Seus livros estão sempre na lista dos mais vendidos”, “O filho dela é médium”, “Ela e o marido estudaram e trabalharam na Federação Espírita do Estado de São Paulo”, “Ela fundou o Centro Espírita Os Caminheiros, lá no Ipiranga”, “Já vendeu mais de 5 milhões de livros” – as argumentações contra a minha afirmação choveram de todos os lados. Meu estranhamento foi grande porque aqueles que rodeavam eram alunos de cursos espíritas, onde, supostamente, eu acreditava que se davam explicações sobre livros espíritas psicografados, cuja qualidade doutrinária depende, intrinsecamente, do médium que os recebe.

O médium psicógrafo que se mantém fiel aos postulados do Espiritismo naturalmente vai atrair espíritos com bons propósitos, que o utilizarão como instrumento de suas comunicações. Um compromisso inadiável me impediu, naquele dia, de prolongar minhas explicações sobre a mediunidade, que convergiriam fatalmente para uma conclusão: o médium é um ser humano dotado do livre-arbítrio. Suas idéias podem mudar de acordo com seus humores, influências, necessidades etc. Assumi o compromisso de escrever alguma coisa o mais breve possível, explicando a ruptura da médium com a Doutrina Espírita. Essa é a origem, portanto, dessas linhas que servirão, quem sabe, de referência para outros leitores que desconhecem a não tão nova assim postura da médium diante da edição de livros “psicografados”.

Zibia GasparettoA Zibia Gasparetto, que estudou e desenvolveu sua mediunidade no Espiritismo, o deixou de lado em 1989 ao perder o marido e dar uma guinada em sua vida, fundando a Editora Vida & Consciência, cujo símbolo é um unicórnio, um animal mitológico. De médium e dirigente de centro espírita, a viúva de Aldo Gasparetto se transformou em empresária. A esse respeito, declarou tempos depois: “Os espíritos me aconselharam a dedicar-me à divulgação das idéias. Eles me mandaram abrir uma gráfica e deixar outras pessoas assumirem as obras sociais”.

Com essas palavras, Zibia justificou o abandono do centro espírita que dirigia para dedicar-se aos negócios que envolveram à partir dessa data, a editoração, a produção gráfica, a distribuição e a comercialização de seus livros e de outros autores. Além desse empreendimento, contando com seus filhos, que também são médiuns – entre eles Luiz Gasparetto, o mais famoso – Zibia criou em centro de estudos e um “spa” urbano espiritualistas que oferecem terapias alternativas e auto ajuda espiritual. Esse complexo compreende um teatro que encena peças com temática espiritual. Luiz Gasparetto e sua irmã são sócios da Editora Vida & Consciência. Irineu Gasparetto ocupa-se da gravação de CDs e dirige, em parceria com Pedro Gasparetto o curtume herdado do pai e também a Fundação Aldo Luiz Gasparetto. Entre os livros psicografados pela médium na fase em que trabalhava de acordo com os postulados espíritas, encontramos excelentes romances: “O amor venceu”, “O matuto”, “Entre o amor e a guerra”, “Laços eternos”, “Esmeralda”, “Espinhos do tempo” – entre outros. Meus favoritos, “Bate-papo com o além” e “O mundo em que eu vivo”, são crônicas de Silveira Sampaio que, encarnado, foi teatrólogo, cronista e talentoso apresentador do “SS Show” (um precursor dos atuais talk-shows, porém com muito mais talento, criatividade e refinamento).


A qualidade dos livros que recebeu nessa fase da vida em que se dedicava com grande empenho ao Espiritismo, se deve – sem dúvida – aos espíritos com os quais associou-se nessa tarefa pela sintonia. O mais atuante foi o Espírito Lucius, “um espírito amigo que tem muita facilidade de me transmitir o seu pensamento por telepatia. Talvez nem todas as histórias sejam suas, pois às vezes noto mudança de estilo. Mas é por meio dele que elas chegam”. Uma leitora que prefere não se identificar, afirma que “comparados com os livros antigos, os atuais são repetitivos, caem sempre no mesmo lugar comum e não tem o brilho do estilo do Lucius”. Esse espírito contou sua própria saga no livro – também psicografado por Zibia – “O fio do destino”. “Fez parte do parlamento inglês e foi juiz de direito na França”, afirma a médium. Não existem referências confirmando se Lucius viveu, em alguma época, no Brasil. Seu talento para a literatura é outro mistério.

Se – nos livros pós-Espiritismo – o Lucius não é mais o mesmo talentoso escritor (e a Zibia confirma, “noto mudança de estilo”), não é concebível acreditar que ele tenha regredido. O mais provável é que não seja ele, realmente, o espírito que hoje se manifesta por seu intermédio.

Nos livros que mencionei, nota-se a correção de estilos, a qualidade da narrativa, a coerência da mensagem espiritual. É como se o texto transpirasse autenticidade. Nos livros atuais, essa vibração se esvaziou. Mas o que se poderia esperar de espíritos que – segundo a própria médium – “me mandaram abrir uma gráfica e deixar a assistência social para outras pessoas”? Os espíritos de ordem elevada, anjos guardiões ou mentores, como queiram chamar, não dão ordens, apenas inspiram seus protegidos.

Na questão 104 de “O Livro dos Espíritos” descobrimos que existem pseudo-sábios e que “seus conhecimentos são bastante amplos, mas acreditam saber mais do que sabem na realidade. Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista, sua linguagem tem uma característica séria que pode induzir ao erro e ocasionar enganos sobre suas capacidades e seus conhecimentos. Mas isso é apenas um reflexo dos preconceitos e das idéias sistemáticas que conservam da vida terrena. É uma mistura de algumas verdades ao lado dos erros mais absurdos, no meio dos quais sobressai a presunção, o orgulho, a inveja e a obstinação das quais não puderam se libertar”. Como se um não bastasse, vários Lucius estão surgindo – recebidos por vários médiuns – ao que a médium Zibia Gasparetto não se manifestou, talvez para não dar visibilidade a eles na mídia espírita.

Voltarei ao assunto na próxima semana, repetindo que não pretendo condenar quem quer que seja, mas simplesmente ajudar os amigos leitores a diferenciar o que é do que não é espírita. Acredito que nada deve ser lido por acaso…


 comente, participeComentários

63 comentários para “Zibia Gasparetto”

  1. RICARDO VERAS28.03.07 - 15:44
    Foto do autor

    Só posso lamentar uma mudança tão radical no comportamento da irmã em foco; mas sua boa semeadura no passado recente certamente não será perdida.

  2. Marcelo Leite28.03.07 - 18:34
    Foto do autor

    É verdade, o erro do presente (se é que podemos dizer erro), não pode apagar o passado bonito da irmã. Os primeiros livros são ótimos.

  3. valeria09.04.07 - 16:53
    Foto do autor

    adoro tds seus livros

  4. Marcelo Leite10.04.07 - 00:59
    Foto do autor

    Só uma palavra: este blog não tem a intenção de manchar a imagem de ninguém. Apenas mostramos aos leitores o verdadeiro Espiritismo, ensinado por Kardec. SEMPRE com humildade, aceitando a opinião de todos.

    Dizer que alguém não é Espírita não é falar mal, é simplesmente fazer uma observação.

    Grande abraço!

  5. Marcos14.04.07 - 13:23
    Foto do autor

    Boa Tarde, Zibia Gaspareto!!!

    Eu já li os escrito por você, e acredito que eles falam de maneira poetica. E posso ter visto, que a história é simplesmente reais. Conta as fases de pessoas com um certo controle de ambição. Porém eu achei diferente estes livros…

    UM IMENSO ABRAÇO!!!

  6. jose genilson l. santos30.04.07 - 19:04
    Foto do autor

    Quero piscografar mas não sei como!!

  7. Marcelo Leite01.05.07 - 03:39
    Foto do autor

    Olá José, tudo bem?

    Veja bem, a psicografia pode se manifestar em qualquer meio, não somente no Espiritismo. Então antes de responder sua indagação – à luz do Espiritismo – preciso saber se você é Espírita.

    Leia esse texto antes de responder, por favor.

    Abraço!

  8. Foto do autor

    EU COMECEI A ME INTERESSAR PELO SOBRENATURAL DESDE DE MUITO NOVA (SOU UMA CURIOSA NO ASSUNTO), CONFESSO QUE NÃO TINHA MUITO CONHECIMENTO SOBRE DONA ZIBIA, MAS SEU FILHO LUIZ GASPARETTO EU JÁ TINHA VISTO FALAR MUITO. A COISAS NA VIDA DA GENTE QUE NÃO DA PRA NEGAR SE PRESTARMOS ATENÇÃO VEREMOS QUE A VIDA É MUITO MAIS AMPLA DO QUE A GENTE IMAGINA O PROBLEMA QUE A IGNORÂNCIA NOS CEGA EO MEDO NOS CASTRA. A MEDIUNIDADE É UM FATO VERÍDICO E A SOCIEDADE CONDENA POR REPULSA E MEDO DO DESCONHECIDO. ACHO QUE NÃO TENHO UM GRAU DE MEDIUNIDADE MAIS AGUÇADO MAS TENHO SENSIBILIDADE SUFICIENTE PARA VER QUE A VIDA E MUITO MAIS SUPERIOR E AMPLA .TENHO 18 ANOS E ACREDITO EM FORMAS MAIS INTELIGENTES DE INTERPRETAR OS DONS DA VIDA.

  9. Rosane Bastos12.05.07 - 18:30
    Foto do autor

    Olá Zibia!

    Li o seu livro “Quando é preciso voltar”. Estou maravilhada!
    Gostaria de receber uma mensagem espiritual.
    Também sou escritora e espirita.

    Beijos a você e a Lucius.
    Rosane Bastos
    e-mail rosanebastos17@yahoo.com.br

  10. ROSANE DE SOUZA24.05.07 - 18:27
    Foto do autor

    Sra Zibia,
    Gostaria muito que a senhora pudesse me ajudar.

    Tenho o meu pai e um namorado a 5 anos desencarnados, e eu gostaria muito saber como eles estão na vida espiritual. Sei que as mensagens as vezes se tornam um pouco dificil , mas a minha esperança é tanta em relação a isso que me fez escrever para senhora.

    já li vários livros seus, gosto muito. Sou uma pessoa muito espiritualista, frequentei por vários anos um centro umbandista e me desenvolvi nele, hoje vi que não é bem o que eu quero, quero mesmo é trabalhar com a minha mediuinidade para caridade. Hoje escrevo com pouco de tempo, pois daria várias páginas se eu for escrever a minha experiência.

    Bem, o que eu gostaria mesmo é o que eu relato no inicio do e-mail e se puder mande o que acha da minha mudança na minha opção em procurar o desenvolvimento da minha mediuinidade em centros espíritas.

    Agradeço a sua atenção para comigo, e peço desculpas se caso não fui muito clara, pois estou em meu trabalho e não tenho muita disponibilidade de tempo.

    Um forte abraço, e fique com Deus!
    Sua leitora Rosane

  11. DARLENE BATISTA DE JESUS06.06.07 - 13:31
    Foto do autor

    gosto muito de vc .sem conhecer vc so de ler seus livros

    obs gostaria de pode faze um consulta com vc eu morro no vale do amanhecer acredito muito em seus romance e maravilhoso vc que DEUS LHE ABENÇOA zibia gasparetto

  12. Marcelo Leite08.06.07 - 15:42
    Foto do autor

    Queridos amigos, a Zibia Gasparetto não faz parte da equipe do Dupla Vista.

    Quem pretende entrar em contato com ela, sugiro o site: gasparetto.com.br.

  13. Sandra Regina Cruz25.06.07 - 21:41
    Foto do autor

    Todos nós somos irmãos perante o universo cósmico, portanto, todo nós somos espíritos. A liberdade e a ação dos pensamentos e atitudes são aquelas que nos darão a definição do nosso carater e personalidade. O seguimento de uma doutrina ou filosofia ou religião etc.., não demarcará a nossa existência como boa ou má.

  14. CARLOS BAYMA01.07.07 - 22:16
    Foto do autor

    RECÉM-NASCIDOS NA SABEDORIA, CRIANÇAS NO JULGAMENTO E ADULTOS NA SENTENÇA. JULGAM À LUZ DE CONHECIMENTOS LIMITADOS E POUCO SÓLIDOS. MAL SABEMOS SOBRE NÓS.

    MAS A PROSPOSTA DO BLOG É BOA.
    PARABÉNS!

  15. Marcelo Leite02.07.07 - 02:35
    Foto do autor

    Olá Carlos, seja bem-vindo e obrigado pelo incentivo.

    Sobre o comentário, o erro não está em julgar e sim em PRÉ-julgar. Se prestar atenção vai perceber que o post observa um fato. E não há nada de errado nisso. Dizer que alguém não é espírita não é falar mal.

    Estamos apenas seguindo nosso propósito de mostrar o Espiritismo ensinado por Kardec, ou seja, o único que existe. Quando percebemos alguma incoerência no meio, informamos nossos leitores. E nunca fazemos isso denegrindo quem quer que seja, se a Zibia ajuda de alguma forma as pessoas, se tem boa intenção, se seus ensinamentos são verdadeiros, é um julgamento que cada leitor deve fazer. Nós apenas estamos mostrando que ela NÃO é espírita.

    Sobre julgar com conhecimento limitado, respeito sua opinião, mas definitivamente você não conhece o Alex Monteiro, autor do post.

  16. CARLOS BAYMA02.07.07 - 12:08
    Foto do autor

    Caro Marcelo,
    grato pela sua mensagem. Conheci mais um pouco sobre a sua maneira de pensar. À luz do Espiritismo, que é uma doutrina que simpatizo, não posso deixar de dar-lhe razão. É a proposta do Blog, que está sendo bem executada. Pode haver choque de opiniões, mas só de opiniões. Embora não o conheça pessoalmente, meu respeito pela sua coragem e honestidade jamais deixarão de existir.
    Um grande abraço,
    Carlos Bayma
    Recife-PE

  17. Bete03.07.07 - 23:45
    Foto do autor

    ainda não tive a oportunidade em lê os livros de Zibia Gasparetto, porém tenho curiosidade no assunto relacionado ao espiritismo, estou interesada em adquirir o livro “Reporte do outro mundo” de Zibia Gasparetto, não vejo a hora de ir a livraria comprar.

    um forte abraço a todos principalmente ao grupo vista dupla.

  18. RICARDO VERAS20.07.07 - 11:17
    Foto do autor

    A PROPOSTA DO BLOG É ÓTIMA,SEPARAR O QUE É ESPIRITISMO,ESCLARECER AS DIFERENÇAS QUE EXISTEM ENTRE O ESPIRITISMO E AS DOUTRINAS ESPIRITUALISTAS,CREDORAS DO NOSSO MAIOR RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.MARCELO LEITE E ALEX MONTEIRO ESTÃO DE PARABÉNS.PAZ E LUZ

  19. Jarliana Rodrigues26.07.07 - 16:19
    Foto do autor

    Olá Marcelo,

    Já li muitos livros da Zíbia e tenho que concordar com as diferenças entre eles. Sem dúvidas, os mais antigos são bem melhores em todos os aspectos. Os recentes, para o leitor atento e detalhista, são superficiais, e como você descreveu, repetitivos.

    Outro ponto é sua opção em ser empresária. Se ela recebeu uma mensagem espritual “mandando-a” migrar para a área empresarial e deixar o social para as outras pessoas, é uma verdadeira contradição com o Espiritismo. Acredito que esse recado está longe de ter vindo de espíritos sábios e benévolos, porém, cada um tem o livre-arbítrio para fazer suas escolhas.

    Parabéns, pela proposta do blog! Já adicionei aos meus favoritos.
    Abraço,

    Jarliana Rodrigues

  20. Fredy Nomura14.08.07 - 22:23
    Foto do autor

    A pouco, adicionei um comentário sobre Ramatis, e é válido para o trabalho da Sra. Zíbia gaspareto, tal como para com seu filho Luis Gasparetto ( que já se auto-declarou como “não sendo Espírita”.

    Aconselho que leiam esta matéria, publicada na revista época:
    http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT538963-1653,00.html

    Infelizmente, ambos usaram o Espíritismo para auto-promoção, e desviando-se da verdadeira missão dos médiuns, no que se refere a elevação moral, e prática da caridade.

    Não é uma questão de ter ou não a mente a berta, mas sim de falta de coerência no que esata senhora ( e seu filho ) faz, com o que nos é passado por espíritos superiores, encarregados de proporcionar ao encarnado, os conhecimentos necessários para a evolução moral, e que nos deixaram a máxima “Fora da caridade não há salvação” totalmente explicada no trabalho de Kardec.

    Um fraterno abraço:

    Fredy Nomura

  21. Iza mendes13.10.07 - 17:42
    Foto do autor

    Já ouvi falar a respeitos de mediuns que psicografaram cartas onde pessoas estavam com problemas…e que o ente veio a confirmar a inocencia da pessoa, aceitada pelo juiz…gostaria de saber mais a respeito, e o nome de mediuns confiaveis na midia… Obrigada!

  22. Marcelo Leite13.10.07 - 23:46
    Foto do autor

    Sim Iza, há um livro de Chico Xavier (não me recordo o nome), que conta um caso em que o Juiz inocenta um jovem que matou o amigo, baseando-se numa carta de Chico. Inclusive saiu no Globo Repórter uma matéria sobre esse caso.

    Não lembro de outro. Se tem interesse no assunto, aconselho procurar uma biblioteca em algum núcleo Espírita e se informar.

    Boa sorte!

  23. Martius de Oliveira16.01.08 - 20:08
    Foto do autor

    Caro Marcelo,

    Saúdo o seu blog e aprecio muito o tom dos seus comentários, sempre pautados em demonstrações de compreensão, empatia e acima de tudo esclarecimento. Parabéns!

    Eu gostaria de levantar uma questão que talvez possa até motivar um post já que observei que muitas pessoas ditas espíritas (e eu me incluo nesse grupo) lêem não só livros espíritas mas livros de cunho espiritualista escritos por diversos autores brasileiros e estrangeiros que de modo algum entram em franco conflito com a doutrina kardecista, muito embora não façam menção à mesma. Muitos de meus amigos espiritas adoraram ler livros canalizados por outras entidades, presumivelmente de envergadura espiritual avançada, que conseguiram esclarecer diversas dúvidas que surgem ao longo de nosso aprendizado, de uma forma simples e mais sintonizada com o modo corrente de enxergarmos o mundo. Algumas dessas entidades informam que o conteúdo dos ensinamentos se tornam mais elaborados conforme a mentalidade da humanidade avança, muito embora, em seu cerne, os ensinamentos fundamentais permaneçam o mesmo. Uma vez que li um considerável número de livros, artigos, revistas e entrevistas sobre espiritualidade, incluindo a literatura espírita kardecista acreditada pela FEB, fica aí uma observação clara. Toda a literatura aceita pela FEB como kardecista não é capaz de entrever a enorme quantidade de informação adicional e extremamente enriquecedora proporcionado pela literatura mundial sobre o assunto. A quantidade de sites sobre espiritismo kardecista é esperadamente reduzida, o que não reflete o enorme interesse que a humanidade tem mostrado em entender sua própria espiritualidade. Num espaço virtual democrático, se desejamos veicular uma informação é imprescindível que tenhamos o bom senso e a flexibilidade de adaptarmos o que queremos veicular ao diferentes contextos culturais, respeitando o corpo de valores milenares que cada cultura possui. Para que suplantemos as limitações de uma cultura é ímprescindível que nós suplantemos primeiro as nossas próprias limitações. Não há espaço para uma visão míope, monocromática e anacrônica da Espiritualidade Humana. Se queremos contribuir para o mundo com algo de valor universal, que fale todas as línguas e diga a todos os corações, é necessário que sejamos humildes para reconhecermos nossa pequenez e sábios o suficiente para abrirmos mão de nossas posições sectaristas, exclusivistas e reducionistas que muitas vezes escondem a vaidade intelectual de quem no fundo não se sente devidamente reconhecido

    No próprio Livro dos Espíritos de Alan Kardec, é colocado no cabeçalho da contracapa uma expressão que me chama a atenção – “Uma Doutrina Espiritualista”. Assim o próprio autor assumiu que a doutrina que ele apresentava não era e nem seria a única. Não creio que fosse intenção dele que nos apegássemos somente ao que era exposto em sua obra muito menos que circunscrevêssemos a verdade sobre a espiritualidade humana em um único conjunto de obras de alcance restrito. Creio que sua intenção fosse de exortar-nos a nos aventurarmos em busca de nossa própria verdade. Embora a Verdade talvez seja única, o fato é que nós meramente podemos aquilatar um fragmento Dela, subjugada que está, ao crivo anímico de nossas experiências acumuladas em múltipas existências e o contexto em que nossa civilização está contemporizando. Afinal de contas, eu me pergunto, qual é o interesse das pessoas que advogam em favor unicamente da doutrina espírita, ensinar às pessoas a viver segundo seus ensinamentos ou oferecer uma plataforma sólida e estável a partir da qual cada um poderá se lançar na sua aventura pessoal na busca da compreensão da vida e de seu propósito?

  24. DEOLINDO05.03.08 - 00:51
    Foto do autor

    CARO AMIGO ALEX MONTEIRO,MUITO BOM TER ALGUEM COMO VC PARA ALERTAR OS ATUAIS “ESPIRITAS”,POIS TENHO SOFRIDO BASTANTE QUANDO AO PESQUISAR SOBRE O LIVRO REFORMA INTIMA SEM MARTIRIO E PERCEBI MUITAS CONTROVERSIAS E COMPORTAMENTOS ESTRANHOS PARA UM ESPIRITO DITO SUPERIOR OU MAIS EVOLUIDOS QUE NÓS ENFIM AO LER O LIVRO NAO GOSTEI DA FORMA EM QUE OS ESPIRITOS SE PORTAVAME RESOLVI PESQUISAR ONDE ENCONTREI NA NET PESSOAS QUE HAVIA PERCEBIDO A MESMA COISA E COMENTEI COM ALGUNS IRMAOS QUE SE DIZEM ESPIRITAS E FICARAM MUITO CONTRARIADOS COMIGO,AÍ PERCEBI O QUANTO OS ESPIRTAS ESTAO SENDO ENGANADOS DE TAL FORMA QUE CHEGAM A FICAREM FACINADOS OU SEJA TODOS ENCHERGAM O ERRO SOMENTE ELES É QUEM NAO.ATÉ PARECE UMA TAL” IURD” DESCULPE MAS PRECISAVACOLOCAR ISTO.(H)

  25. ediane13.08.08 - 23:08
    Foto do autor

    Boa noite eu gotaria muito de um dia poder te conhecer pois tenho uma grande prazer em ler seus livros eu devoro são otimos e assim como todos leitores que perderam algum ente querido eu tanbem perdi uma pessoa muito querida e eu pesso ale todos os dias que me proteja porque eu sei que em algum lugar ele deve esta mas eu gostaria muito de um dia senti que ele esta num otimo lugar pesso sua ajuda par que eu consiga beijossssss e boa noite

  26. maria vasco da silva14.08.08 - 14:31
    Foto do autor

    ola zibia, amo todos os seu livros que ja li… choro muito com o espirito lucius… acho que vc e incrivel com o que fala… amo mesmo de paixao seus livros… eu queria muito tbm sentir um espirito como lucius e deixar minha imaginaçao seguir. Vou pedir sempre a Deus por vc… bjos Maria

  27. Marcelo Leite14.08.08 - 23:20
    Foto do autor

    Amigos, a Zibia Gasparetto não faz parte da equipe do Dupla Vista.

    Quem pretende contactá-la, o caminho é esse:
    gasparetto.com.br.

  28. Eloy ROberto Antunes16.08.08 - 20:04
    Foto do autor

    Parabéns pelo Blog!

  29. Eloy ROberto Antunes16.08.08 - 20:51
    Foto do autor

    Caros Amigos, lendo os comentários acima, me deparei com alguns que se reportam ao fato da Doutrina Espírita não contemplar a totalidade das opiniões e outros falando a respeito dos enganos dos espíritas ou das controvérsias originadas por autores de obras.

    Em primeiro lugar, temos que ser coerentes, pois se divulgamos uma doutrina é justo nos ater somente à ela, não seria coerente divulgar o Espiritismo e tomarmos conteúdos e conceitos do Santo Daime como base.

    Em segundo lugar, os autores das obras são seres humanos e por isto estão sujeitos a falhas e enganos, o que também se torna verdade para com os classificadores de obras tomadas pela FEB. Se procurarmos na história da FEB, nos anos de formação da Doutrina no Brasil, vamos ir de encontro à pessoas e a opiniões a favor do ROUGSTAINISMO (ver http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/os-quatro-evangelhos.html), se estavam errados ou não, ainda não nos é possível julgar, porém fizeram a sua parte e colocaram a Obra a disposição de quem a quiser estudar.

    Desta forma, o Espiritismo não julga e não condena qualquer tipo de opinião ou qualquer forma diferente de proceder com a Espiritualidade, cabe-nos manter a pureza da Doutrina e absorver as novidades, como disse Kardec, analizando-as e incorporando a Doutrina, a medida que se tornarem verdadeiras e não deixarem dúvidas.

    Se compararmos o Espiritismo à outras doutrinas, veremos que é ele que mais absorve as descobertas e a doutrina que mais se aproxima das descobertas científicas e as toma por verdades. Sejamos razoáveis, não é porque uma determinada doutrina tem um conceito que o Espiritismo terá que tomá-la por verdade, temos sim é que discutirmos as possibilidades, analizá-las e se for o caso agregá-las ou dispensá-las, Sejam ela cientificas, religiosas ou espiritualista.

    Tomando-se por base o próprio Espiritismo, o de 1857 era bem diferente do que é praticado hoje em dia, no século XIX tínhamos um Espiritismo Científico, Observador e totalmente voltado para os fenômenos materiais, hoje, estamos em frente de um Espiritismo Evangélico, voltado para o esclarecimento, para a caridade, que dá mais importância para as coisas do Espírito, ou seja, o Espiritismo voltado ao seu aspecto religioso.

  30. Marcelo Leite17.08.08 - 01:10
    Foto do autor

    Ótimo texto Eloy.

    Grande abraço e obrigado pelo incentivo.

  31. Fernanda25.08.08 - 15:40
    Foto do autor

    Gostei muito do blog, bastante esclarecedor. Respeito todas as crenças religiosas, tenho simpatia pelo Budismo e por algumas correntes espiritualistas, mas, sem sombra de dúvida, a Doutrina Espírita é a que mais me consola e me ampara, a que mais me traz respostas para os meus questionamentos. É perfeita? É detentora da Verdade Absoluta? Não, e os espíritas e médiuns também não são perfeitos, mas percebo no movimento espírita um desejo sincero de seguir os ensinamentos do Cristo, de esclarecer as pessoas, de ajudar ao próximo, de se vencer as más inclinações do espírito. E são pessoas super bacanas, extremamente estudiosas e cautelosas em seu dizer. Não impõem nada, antes convidam à reflexão. Sobre dona Zíbia, espírita ou não, fato é que os livros que psicografa trazem conforto a muita gente. Não é uma médium perfeita (nem o maravilhoso Chico Xavier se dizia médium perfeito) mas deseja fazer o BEM. E, caros irmãos, é isso o que verdadeiramente importa!!! Dona Zíbia e todos vocês,

    FIQUEM COM A PAZ DE DEUS!!!!!!

  32. Paulinhoccc04.09.08 - 08:06
    Foto do autor

    …Uma leitora que prefere não se identificar, afirma que “comparados com os livros antigos, os atuais são repetitivos, caem sempre no mesmo lugar comum e não tem o brilho do estilo do Lucius”.

    Tive essa mesma impressão. De repente, eu passei a “adivinhar” o que iria acontecer na próxima pagina. Aos poucos o encanto foi sumindo… de certa forma, pra mim foi algo bom, pois me fez buscar outras obras, outros autores.

    O melhor, na minha opinião, O Amor Venceu, lindas mensagens que estão sempre atuais.

    abs

  33. giulia vascolatto08.09.08 - 12:21
    Foto do autor

    Realmente, quando se estuda a doutrina espírita sabe-se bem diferenciar o que é espiritismo do que é espiritualismo.

    No caso de Zíbia em particular, creio que ela não estudou a fundo ou achou que tudo seria milagroso (como espiritualismo crê), e deixou o espiritismo que tanto nos dá em vida futura. Realmente uma pena.

  34. Ser Sansciente22.09.08 - 00:22
    Foto do autor

    Marcelo Leite em 08, jun. 07 às 15:42 escreveu:

    Queridos amigos, a Zibia Gasparetto não faz parte da equipe do Dupla Vista.

    Quem pretende entrar em contato com ela, sugiro o site: gasparetto.com.br.

    É dose ver os comentários dirigidos à Zibia. Ou o pessoal não sabe ler ou é burro mesmo!!! O artigo não foi escrito por ela, está apenas falando sobre ela!!! Parece q o pessoal não tem cérebro. É por isso q os espertalhões se aproveitam da massa pra ganhar dinheiro…

  35. Roberto15.10.08 - 12:53
    Foto do autor

    Boa tarde!

    Os antigos já diziam: que a gente morre aprendendo, é verdade. Aprendi aqui muitas coisas, não somente como o excelente texto incial que originou tantos outros bons e esclarecedores. Estes dias achei uma frase simples escrita no mural do centro espirita universalista que vou, que diz o seguinte, a autoria não tinha, diz assim: Habituai-vos a não censurar o que já podeis compreender! Interessante esta frase né, para todos nós aqui, que nos dizemos espiritas. Pra que esta ânsia de se comunicar com os irmãos desencarnados se são tão humanos quanto nós, pra que querer saber tanto do outro lado da vida se viemos de lá, pra que tanto isso, nos ocupemos em praticar o bem, o melhor é ser bom. Enfim, eu aprendi aqui com este texto que não irei me preocupar em me comunicar com os desencarnados, até por que a responsabilidade é enorme caso o que informamos seja dado de maneira errada, somos tão preconceituosos ainda que julgamos a todo momento e quem me dirá que não podemos ouvir do desencarnado A e no nosso crivo achar B, basta ler os textos acima ou abaixo. Afinal, somos todos encarnados um dia e desencarnados no outro.

    Abraço o blog é excelente querido irmão!

  36. Marcelo Leite15.10.08 - 14:05
    Foto do autor

    Fantástico seu texto Roberto. Gostei muito da frase “pra que querer saber tanto do outro lado da vida se viemos de lá… nos ocupemos em praticar o bem“, que tomei a liberdade de colocá-la em negrito para chamar a atenção dos demais colegas.

    Grande abraço e obrigado pelo incentivo.

  37. sua amiga27.10.08 - 21:45
    Foto do autor

    Olá!
    Estou encantada, parabens…

  38. marlene porto30.10.08 - 12:25
    Foto do autor

    Preciso de ajuda pela perda da minha mae, ajude eu me encontrar espero

  39. fatima30.10.08 - 14:01
    Foto do autor

    Olá amigo. Muito bom o blog.
    Esclarecimento não ocupa espaço e é útil.

    Concordo plenamente com o assunto e estou certa de que quanto mais aprendemos a nos definir, melhor lidamos com nossas vidas.

    Parabéns.

  40. Marcelo Leite30.10.08 - 17:28
    Foto do autor

    fatima em 30, out. 08 às 14:01 escreveu:

    Olá amigo. Muito bom o blog.
    Esclarecimento não ocupa espaço e é útil.

    Concordo plenamente com o assunto e estou certa de que quanto mais aprendemos a nos definir, melhor lidamos com nossas vidas.

    Parabéns.

    Olá Fátima, que bom que gostou.
    Obrigado pelo incentivo.

    Fique em paz!

  41. Marcelo Leite30.10.08 - 17:35
    Foto do autor

    sua amiga em 27, out. 08 às 21:45 escreveu:

    Olá!
    Estou encantada, parabens…

    É uma honra receber uma mensagem sua, Grande Amiga.
    Obrigado. Paz no coração.

  42. Fernando Atalla23.11.08 - 09:47
    Foto do autor

    Caro Marcelo Leite, “não julguemos para não sermos julgados”. Esse é um dos ditames sábios deixados pelo Nosso Pai. O que farei não é um julgamento, mas tentarei expor definições que minhas impressões ditam-me.

    Em relação aos livros de Zibia Gaspareto realmente estão divididos em duas fases: a primeira é a fase que imperava a necessidade do esclarecimento aos leitores de como a vida conduz os acontecimentos, como a famosa Lei Da Ação e Reação, iteiramente ligada à necessidade de nossa reforma íntima e também a reencarnação. A segunda fase, infelizmente, e a fase comercial, onde as histórias se repetiam incansavelmente inclusive com frases quase copiadas de um livro para outro.

    Mas, isso não tira o efeito benéfico aos leitores, principalmente, aos não espíritas, tendo em vista que em todos os escritos o Bem sempre está pungente sobre o Mal. Não devemos julgar valores, motivos e condutas antes de nos tornarmos perfeitos, pois a lição que o espiritismo muito nos ensina é que: cada um terá seu acerto de contas individualmente e as dívidas terão que ser pagas. Então nossa irmã Zíbia, como todos aquelas que a cercam, como este que ora escreve e todos que a esse artigo se reportam, teremos nossos acertos a fazer e as dívidas a resgatar.

    Irmão Marcelo, parabéns pela iniciativa de ouvirmos outros irmãos e sermos ouvidos, através dessa janela a que nos foi aberta.

  43. Marcelo Leite23.11.08 - 10:18
    Foto do autor

    Olá Fernando, seja bem-vindo e obrigado pelo incentivo.

    Se prestar atenção vai perceber que o artigo observa um fato. Não há nada de errado nisso. Dizer que alguém não é espírita não é falar mal.

    Estamos apenas seguindo nosso propósito de mostrar o Espiritismo ensinado por Kardec, ou seja, o único que existe. Quando percebemos alguma incoerência no meio, informamos nossos leitores. E nunca fazemos isso denegrindo quem quer que seja, se a Zibia ajuda de alguma forma as pessoas, se tem boa intenção, se seus ensinamentos são bons, é um julgamento que cada leitor deve fazer. Nós apenas estamos mostrando que ela NÃO é espírita.

    Você menciona os não-espíritas. Esses jamais devem iniciar os estudos pelos livros de Zibia. Há muita fantasia em meio a esse “bem que sempre vence”, além de ser quase sempre abordagens superficiais que mais confunde que elucida o iniciante.

    Eu aconselho a leitura somente para quem já conhece todas as obras de Kardec e está a fim de “assistir novela”.

    Grande abraço, fique em paz.

  44. Foto do autor

    [...] A Dona Zíbia possui uma editora própria, que imprime os seus livros numa gráfica própria, possui uma… [...]

  45. Ana Luísa25.01.09 - 17:02
    Foto do autor

    Olá queridos irmãos, permitam-me o comentário:

    Eu entendo o que o irmão Marcelo trata(se eu estiver enganada, perdão).
    Ele apenas esclarece e tenta alertar a todos nós sobre as escrituras da irmã Zíbia Gasparetto. Não há julgamento da pessoa dela e muito menos de sua condulta (cada um tem seu livre-arbítrio, e quem somos nós para julgarmos as ações dos nossos próximos? Penso assim.). O alerta é sobre o estilo de obra da autora e sua posição na Doutrina Espírita.

    Confesso ser leiga no assunto, mas posso confessar também que sou fã ‘dos livros da autora’, encontrava-me fragilizada e mudei a visão da vida ao ler as obras psicografadas por nossa irmã. O que nunca entendi – sem a intenção de julgar – foi sobre a dualidade da autora em psicografar livros, vendê-los e usufruir de tal forma das vendas quando Chico Xavier, meu exemplo de espírita maior, era tão humilde e caridoso. Houve um choque de imagens. Mais essa questão é de cada um, como já mencionei: Quem somos nós para julgarmos? E que comparação mesquinha essa minha. Coisas de quem ainda não entende tudo, tá gente?

    - O assunto do blog é alertar a pessoas como eu, que não se iludam, acreditando que OS autores sejam espíritas quando ocorre, na realidade, esse choque de informações. Afinal, somos todos errantes, em desenvolvimento, se permitimos nos iludir é porque temos muito o que aprender nesta passagem, não é mesmo?
    Notei também nos livros de Zíbia uma repetição, mas por ser leiga acreditei que houvesse semelhança das histórias mesmo.

    Digo que continuarei lendo os livros, me fazem bem .. me ensinam. Concordo com o alerta! Abraço a todos. E desculpem se não fui tão clara com as palavras; Muita luz no coração de todos nós!

  46. Rutinha26.01.09 - 12:42
    Foto do autor

    Boa tarde!

    Estou com uma dúvida na minha vida. fui em dois benzedores que me falaram que estou com a saúde ótima. Porém joguei os buzíos e me disseram que estou doente. O que Devo fazer nesse caso estou confusa.

    Beijos

  47. Rutinha26.01.09 - 12:46
    Foto do autor

    Boa tarde!

    Cero dia encontrei um homem em um restaurante da faculdade que me alertou sobre momentos dificeis que eu iria passar. Conversamos muito sobre espiritismo e ele me pediu que procurasse um centro urgente. Algumas pessoas falam que ele era um anjo.

    Detalhe no dia seguinte a minha vida começou a mudar.

    Abraços estou no aguardo.

  48. carmen02.02.09 - 16:42
    Foto do autor

    realize meu sonho preciso conhece-la é muito importante, comprendera se me der esta oportunidade amo todos seus livros e não sei explicar é como se a conheceste

  49. Claudia08.02.09 - 14:28
    Foto do autor

    zibia quero agradecer pelo meu enriquecimento espilitual pois sempre sofri muito por não me achar tive um marido alcolatra e nunca pude olhar pra mim tenho 2 filhos tenho 43 anos e comecei a ler os seus livros e agradeço imensamente primeiramente a deus a sua existencia e depois a você por ter encontrado a min mesma hoje me amo e voltei para mim o livro que muito me ajudou foi conversando contigo muito obrigado que jesus continue te dando saude força para poder ajudar as outras pessoas obrigado por tudo mais uma vez um forte abraço claudia micheli de campinas 8/02/09

  50. SIMONE SOARES06.03.09 - 15:30
    Foto do autor

    QUE O BOM DEUS E OS IRMAOS ESPIRITUAIS ILUMINE TODA SUA HONESTIDADE E SUA VERDADEIRA FORMA DE PENSAR EM NOS ESCLARECER O QUE E ESPIRITISMO E O QUE NAO E. PARA ALGUEM QUE NAO CONHECE MUITO BEM A DOTRINA ESPIRITA TODOS O SEUS ESCLARECIMENTOS E CORRETO PARA QUE NAO VENHAMOS NOS ENGANAR. FALAR A VERDADE NAO E CRITICAR. E SIMPLESMENTE INSTRUIR.
    QUE DEUS O ABENCOE

  51. Roberto07.03.09 - 01:03
    Foto do autor

    Rutinha em 26, jan. 09 às 12:42 escreveu:

    Boa tarde!

    Estou com uma dúvida na minha vida. fui em dois benzedores que me falaram que estou com a saúde ótima. Porém joguei os buzíos e me disseram que estou doente. O que Devo fazer nesse caso estou confusa.

    Beijos

    Querida Irmã Rutinha, se me permite chamá-la assim, benzedor e jogador de búzios, são tão humanos quanto nós, e possuem mediunidade tanto quanto nós. As vezes querida irmã, estamos muito bem fisicamente, mas lá no fundo da alma ou do consciente estamos plantando a semente da instabilidade do corpo fisico e espiritual. Como dizia o apóstolo, cuidai para ver se os espiritos são de Deus. Quando buscamos ajuda para saber do nosso futuro não podemos esquecer que estamos fazendo, digamos assim, um comércio com irmãos de pouca luz, ação e reação, se eles “nós contam” o nosso futuro eles irão cobrar por essa informação, então, melhor é não se preocupar com o futuro e, sim, com que fazemos do nosso presente. Chico dizia: Hoje é o dia mas importante de nossas vidas. Por que o hoje é importante, por que cultivamos o amanhã. Se plantamos o bem colhemos o bem e assim vai. Jesus dizia mais menos assim: – Não te preocupes com dia de amanhã, pois a cada dia se basta. Procure manter a calma e a fé, procure a caridade e se gostar do espiritismo, recomendo ir a uma casa federada espirita kardecista e procurar pelo atendimento fraterno, lá sim, terá ajuda espiritual de graça e sem comércio espiritual. Enfim, esquece estes irmãozinhos que bemzem e jogam tarot e o que eles lhe disseram, troque sua preocupação por uma prece por eles. Bjo no coração fica com Deus!

  52. Ana Luísa07.03.09 - 10:07
    Foto do autor

    Estimado irmão Marcelo, muito obrigada pelo esclarecimento. Muitissssimo importante! Dias desses perguntei no centro espírita o que a irmã Zíbia representa, finalmente. Pude entender que, por ela em sua auto decisão de arrecadar os encargos finaceiros coma venda de ’seus’ livros e usufruir particularmente de tal, pois gosta de jóias e viagens e de bem estar através do dinheiro, é uma eascolha dela. Oremos por esta condulta, não é mesmo?

    Muito obrigada por me fazer entender sobre o assunto que já se fazia duvidoso em mim. Paz e bem á todos os irmãos! ;**

  53. luana07.05.09 - 21:12
    Foto do autor

    Parábens!! seu trabalho é um dos mais belos que já conheci, ando lendo muitos de seus livros e estão me ajudando bastante…

  54. Glauce15.05.09 - 17:51
    Foto do autor

    Preciso muito de ajuda, gostaria de esclarecer vários problemas que desde que me entendo por gente enfrento para sobrivência, nessa vida tudo p/ mim é muita dificuldade. Todos os espíritas que conhrço e pergunto sobre várias coisas dizem que sou médium gostaria muita que alguém me ajudasse.
    Um forte abraço

  55. roberto20.05.09 - 18:05
    Foto do autor

    Glauce em 15, mai. 09 às 17:51 escreveu:

    Preciso muito de ajuda, gostaria de esclarecer vários problemas que desde que me entendo por gente enfrento para sobrivência, nessa vida tudo p/ mim é muita dificuldade. Todos os espíritas que conhrço e pergunto sobre várias coisas dizem que sou médium gostaria muita que alguém me ajudasse.
    Um forte abraço

    Boa tarde!

    Querida irmã Glauce, me permita chamá-la assim, pois somos todos irmãos perante Deus. Vivemos em um planeta onde a faixa vibratória dele é de provas e expiações e nesta faixa todos nós sofremos, uns em aparente maior escala e outros em menor. Para entendermos isso melhor, precisamos compreender o processo de reencarnação, as nossas idas e vindas, encarnação e reencarnação, explicado no livro dos espiritos e demais obras de Allan Kardec. Não quero dizer aqui e não me entenda assim, que estou diminuindo as suas dificuldades na luta diária, mas sim que podemos aceitar melhor estas dificuldades e assim, facilitar a passagem da prova ou expiação de modo mais passageiro. Tenha fé! Respire fundo e faça uma prece nestes momentos dificeis, é o que tenho tentado fazer e, digo, sempre ajuda. Quanto ao segundo questionamento de ser medium, tenho a dizer que todos somos mediuns, uns em maior escala e outros nem tanto. Mas isso aprendesse com o tempo e com muito estudo, mesmo sendo um medium “pronto” como era Chico Xavier. Ele sempre estudou e muito, pois mediunidade é algo de muita responsabilidade, resiginação e sublimação.
    Abraço fraternal

  56. RICARDO BRITO20.05.09 - 22:03
    Foto do autor

    LEIAM O LIVRO OS ROCHEDOS SÃO DE AREIA, PELO ESPPÍRITO LUCIUS, QUE NA ABA DA CAPA TEM UMA BOA INFORMAÇÃO.

  57. luciana12.10.09 - 14:20
    Foto do autor

    eu entendo que a zibia tomou outros rumos…este e para o lado financeiro, que espero que ela esteja doando todo o dinheiro…pois um verdadeiro espirita, não pode ter lucros financeiros, e sim respeitar os dons de Deus que ela recebeu….caso contrario ela esta criando dividas com o plano maior, e lamentavel ela se afastar deles..os espiritos..um dia ela pode se arrepender, tenho um pessoa do meu coração neste planeta, que tem este dom…e ja tem esta conciencia de praticar o bem. a caridade, o tempo esta se esgotando…e o bem maior tem que vencer…..

  58. Antonio Artur de Lima Junior26.11.09 - 19:58
    Foto do autor

    MEUS AMIGOS, O IMPORTANTE É QUE OS LIVROS DE ZIBIA TRAZEM UMA MENSAGEM BOA PARA TODOS NÓS.DEIXEMOS DE LADO O PRECONCEITO, DEIXEMOS QUE DEUS AJA.RESPEITEMOS PARA SERMOS RESPEITADOS AFINAL QUEM SOMOS NÓS PARA APONTAR ERROS?OS LIVROS DE ZIBIA SAO MARAVILHOSOS E SAO IMPORTANTES PARA A COMPREENSAO DOS FENOMENOS ESPÍRITAS, BEM COMO SAO IMPORTANTES PARA NOS FAZER REFLETIR SOBRE VARIAS SITUAÇOES DO COTIDIANO.TODOS TEMOS O LIVRE ARBITRIO.

  59. Silvanne10.12.09 - 17:44
    Foto do autor

    Eu até respeito sua opinião quanto a Zibia, todos nós temos o direito de pensar livremente sobre cada pessoa. Mas pra mim ela é ótima e para uma pessoa que está iniciando no estudo espírita, ela instiga, dá vontade de aprender mais e aprofundar mais no assunto. Se ela ganha dinheiro com isso, não vejo problema, todos nós temos que sobreviver, pelo menos ela vende coisa boa, esperança. Pior são as pessoas que ganham dinehiro vendendo porcaria e vira ídolos.
    Bom essa é a minha opinião e espero ser respeitada também.

  60. Leticia Bruno20.12.09 - 15:05
    Foto do autor

    Tem gente que é bastante destraído né? Entra em um site que tem um texto criticando a Zibia, não lêem uma linha e acham que podem enviar mensagens para ela…

    .

    Quanto ao post. Parabéns, gostei muito. Me esclareceu muitissimo. Perdi totalmente o interesse de ler qualquer livro dela.

  61. roberto09.04.10 - 19:15
    Foto do autor

    Silvanne em 10, dez. 09 às 17:44 escreveu:

    Eu até respeito sua opinião quanto a Zibia, todos nós temos o direito de pensar livremente sobre cada pessoa. Mas pra mim ela é ótima e para uma pessoa que está iniciando no estudo espírita, ela instiga, dá vontade de aprender mais e aprofundar mais no assunto. Se ela ganha dinheiro com isso, não vejo problema, todos nós temos que sobreviver, pelo menos ela vende coisa boa, esperança. Pior são as pessoas que ganham dinehiro vendendo porcaria e vira ídolos.
    Bom essa é a minha opinião e espero ser respeitada também.

    Concordo quando dizes que melhor ganhar dinheiro com o bem ao mal. O problema querida irmã é que não podemos usar de um dom para ganhar algo. Vejamos, imagine se Xico Chavier tivesse resolvido usar o espirito de Emanuel para ganhar dinheiro, claro, Emanuel teria abandonado ele imediatamente e deixado ele com espiritos afins. Digamos a grosso modo, você escreve um livro e diz assim para mim: escrevi um livro Roberto, você me ajuda a publicar? Digo, claro, dê o original que irei levar em uma editora depois falo com você. Pego seu original e no final do mês você vê publicado o seu livro, só que o autor sou eu. Isso é licito? Não vai aqui nem um ataque a sua pessoa, mas uma resposta breve do que penso a respeito do comercio com o mundo invisivel, que na verdade somos nós desencarnados, não esqueça disso.
    Paz e luz!

  62. maria elizabeth oviedo milandri04.05.10 - 15:09
    Foto do autor

    ROSANE DE SOUZA em 24, mai. 07 às 18:27 escreveu:

    Sra Zibia,
    Gostaria muito que a senhora pudesse me ajudar.

    Tenho o meu pai e um namorado a 5 anos desencarnados, e eu gostaria muito saber como eles estão na vida espiritual. Sei que as mensagens as vezes se tornam um pouco dificil , mas a minha esperança é tanta em relação a isso que me fez escrever para senhora.

    já li vários livros seus, gosto muito. Sou uma pessoa muito espiritualista, frequentei por vários anos um centro umbandista e me desenvolvi nele, hoje vi que não é bem o que eu quero, quero mesmo é trabalhar com a minha mediuinidade para caridade. Hoje escrevo com pouco de tempo, pois daria várias páginas se eu for escrever a minha experiência.

    Bem, o que eu gostaria mesmo é o que eu relato no inicio do e-mail e se puder mande o que acha da minha mudança na minha opção em procurar o desenvolvimento da minha mediuinidade em centros espíritas.

    Agradeço a sua atenção para comigo, e peço desculpas se caso não fui muito clara, pois estou em meu trabalho e não tenho muita disponibilidade de tempo.

    Um forte abraço, e fique com Deus!
    Sua leitora Rosane

    vc e muito dez

    eu li a esmeralda e adorei muito agora vou ler quando chega hora tenho certeza k vou adorar pois todos os livros seus sao demais te adoro

  63. so24.05.10 - 10:35
    Foto do autor

    alguem pode me ajudar a lembrar o nome de um livro da zibia gaspareto?tem uma amiga passando +- pela mesma situação, eu ja li esse livro ,mas nao lembro direito a historia e o nome!!

    a historia é de uma moça que perde o marido em um acidente e ele acaba ficando preso na terra vigiando -a..ela se envolve com um homem e ele tenta agredi-los qdo estão juntos, pois não entende e não permite que ela se relacione com outra pessoa..é +- isso




 Aprenda a colocar sua foto nos comentários

Não serão aceitas mensagens:

1. com conteúdo difamatório, racista ou de incitação à violência;
2. com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica;
3. anônimas ou assinadas com email falso;
4. fora do contexto do blog.